Você passou por aqui!

terça-feira, 6 de março de 2012

Períodos da Pré-História...alunos do Primeiro ano emitam comentários sobre o que vocês entenderam das nossas aulas...mandem bem!

           Sempre é muito difícil falar sobre Pré-História e o desenvolvimento das primeiras civilizações com os meus alunos. Para muitos parece uma coisa surreal, muito distante da verdade ou das verdades, rs. Confrontar a Teoria Criacionista com a Evolucionista é sempre muito complicado. Mas precisamos nos permitir sempre conhecer mais , nos permitir outros olhares sobre a Evolução humana, sobre o nosso caminhar, o que já foi conquistado, o que é comprovado, emfim, permitam-se conhecer  diferentes histórias e através desse conhecer formular as suas verdades, desconstruir algumas, deixar chegar novas e caminhar sempre rumo ao conhecimento.
            O homem foi se desenvolvendo de acordo com suas necessidade, foi percebendo que o convívio em grupos facilitava o seu caminhar.
                  O estudo dos períodos da pré-história paleolítico, neolítico e metalítico nos mostrou que houve a necessidade dentro dos grupos de hominídeos criar condições de convívio, estabelecer regras de acordo com a evolução desses grupos. Antes coletor, caçador e pescador, nômade, domina o fogo e através dessa primeira revolução constrói caminhos para outra...a Revolução Agrícola.
                Agora pastor e agricultor, além de coletor, pescador e caçador, sedentário, sente a necessidade de permanecer por mais tempo em determinado lugar, surgem as aldeias.
          E as primeiras formas mais complexas de convívio social vão se tornando necessária. O homem continua seu processo evolutivo e a partir das necessidades vem surgindo a evolução. Ferro, cobre, bronze, o metal ganha forma e função no seu cotidiano. Surgem as primeiras civilizações...

32 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Jonathas Brunno Alves Telles
    Sere: 1° ano Sala: 01

    eu acho a pré-história massa principalmente contado por uma professora como você excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathas obrigada, espero que seja uma aprendizagem recíproca. Beijosss

      Excluir
  3. Eduardo de Souza Santana8 de março de 2012 às 10:28

    Aluno:Eduardo de Souza Santana
    Sere: 1°ano Sala 01

    Eu acho que a pre-historia e muito legal por que ela conta fatos que aconteceu com os antepassado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo você é um ótimo aluno e fico feliz que goste do assunto!

      Excluir
  4. Aluno:Leonardo Souza Santos
    Sere 1°ano Sala: 01

    Professora eu entendi muitas sobre a pre-historia e achei muito interessante
    principalmente a forma que eles caçavam, Construía sua casas suas roupas e a sua evolução daquele tempo ate agora

    ResponderExcluir
  5. Aluno: Jonathas Brunno Alves Telles
    Sere: 1° ano Sala: 01

    eu intendi muito sobre o assunto e gostei muito e principalmente quando os pré-historicos começão a se desenvouver. e um pouco mais

    ResponderExcluir
  6. Wanderson Matos de Andrade9 de março de 2012 às 15:25

    aluno do 1 ano 1 sala 1

    pro eu entende muito
    e acho legal os homens da pré-historia terem evoluído
    imaginem como o mundo de hoje sem essa evolução

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aluno : Daiane Suzan
    Do 1º 3

    Bom a pré-história é um assunto que trata dés do inicio da civilização humana , onde o homem começa a procurar seu alimento em outros lugares , passa a observar que pode plantar , consegue fazer fogo , e deixam de ser nomâdes para abitar , povoar e plantar num local só.

    ResponderExcluir
  9. Aluno: JoséValdo Oliveira
    Do 1º3 matutino

    A pré-historia foi um periodo de muito desconhecimento, mais tambein de desenvolvimento e observação. A cultura, o modo de vida e aparençia começaram a se transformar , paracendo mais com a que temos hoje em dia.

    ResponderExcluir
  10. aluno:vinicius da silva dantas
    1°1

    a pré-historia e um dos assuntos mais importantes da historia e ele que nos ensina a nossas origens e o descobrimento dos materiais que nos ajuda até hoje.

    ResponderExcluir
  11. Aluna Do 1º3

    A pré-historia foi uma fase que o homem se desenvolveu , inventando soluções para as suas necessidades. No período Neolítico eles atigram um grau de desenvolvimento e estabilidade, deixaram de ser nômades se estabelecendo em um só lugar ,
    criando comunidades.

    ResponderExcluir
  12. 1° 3
    No período da pré-historia , foi o período de descoberta para o homem, onde eles desenvolveu-se de acordo com suas necessidades .
    No período Paleolítico, eles abitavam cavernas ,tinham vidas nômades, quando o alimento de onde eles estavam acabavam eles tinham que migrar a procura de mais,se comunicavam com a linguagem corporal com pouco som .
    Com o tempo eles tbm conseguiram ter seu próprio domínio sobre o fogo, desenvolveu a pratica da agricultura e de criação de animais e passaram a morar em um lugar só.

    ResponderExcluir
  13. Aluno : Ana Carolina Andrade
    Do 1º3

    É período da História humana que antecede a escrita, tempo compreendido deste o aparecimento do Homem no planeta até a invenção da escrita, por volta de 3500 anos antes de Cristo. Podemos dividir o período em 3 fases:
    • PALEOLÍTICO: onde o Homem vive em pequenos grupos nômades, migrando de um lugar para o outro em busca de alimentos,buscando a subsistência através da caça, pesca e coleta de frutas e raízes.
    • NEOLÍTICO: é considerada uma fase de intensa transformação no modo de vida, em especial porque o Homem passa a dominar a Agricultura e a Domesticar os animais, possibilitando sua fixação em único lugar, deixando de ser nômades, para serem sedentarios, pois com essa mudança passa a ter o controle sobre a produção de alimentos. O aperfeiçoamento tecnológico na produção dos utensílios proporciona a formação de excedentes produtivos, sobra de alimentos, propiciando a separação entre o trabalho manual, camponeses e artesãos, e trabalho intelectual, administradores da produção, responsáveis pela escrita e contabilidade.
    • IDADE DOS METAIS: período onde se iniciou o uso dos metais na fabricação dos utensílios. Fase da Revolução Urbana, onde as aldeias transformaram-se em grandes aglomerados humanos "cidades" e do aparecimento das primeiras civilizações, com uma organização social mais complexa.

    ResponderExcluir
  14. Pré-história: período onde o homem vem evoluindo de acordo com suas necessidades. Da pré-história,que está dividida em três períodos(paleolítico, neolítico e idade dos metais), até os dias de hoje eles continuam buscando diminuir suas necessidades, com isso modernizando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  15. Aluno : Antonio (Toniinho) ( 1ª ¹ , Sala nº 03 Matutino )
    CEDLEM | Profª Sarah .

    A Pré-História foi um período em que o homem veio descobrindo suas necessidades um período em que o mesmo evoluio . E o período Neolítico foi a Idade dos Metais , onde eles abitavam-se em Cavernas etc ... Eles deixaram de ser nômades se estabelecendo em uma só localização , em que acabaram criando suas propiás Comunidades ...

    ResponderExcluir
  16. Amanda Mutti 1º ano 114 de março de 2012 às 16:21

    Com a pré-história é possível estabelecer uma relação entre a evolução e o desenvolvimento a qual o homem foi submetido! Foi possível através das aulas, entender como esses homens viviam, como garantiam o seu alimento e como conseguiam viver sem as coisas que estamos habituados hoje em dia!
    O homem primitivo, foi um marco bastante importante na construção do homem que somos atualmente, com a descoberta do fogo, as primeiras sociedades foram construídas e fixadas nos lugares, dando origem a comunidades e possivelmente civilazações que antes eram impossíveis devido ao seu hábito de nômades !!

    ResponderExcluir
  17. Aluno: André Luis
    Serie: 1°
    Turno: Matutino

    Minha opinão sobre a PRE-HISTORIA


    Em minha opinião a pré-história era um período que nossos antepassados tinham objetos, manias de se comunicar e muitas ferramentas muito estranhas e curiosas ate o jeito de se vestir era muito diferente. Ao passar dos anos as coisas dos homens da caverna eles foram se adaptando e mudando como o corpo deles, eles nasceram como os primatas “MACACOS” e o tempo foi passando eles foram evoluindo, o comportamento ate de namorar uma mulher era puxando-as pelos cabelos e arrastando para a caverna onde morava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fomos macacos André, ramificações semelhantes...

      Excluir
  18. Aluna: Aytanna Dias
    Serie: 1º3
    Turno: Matutino

    Eu Acho Que o estudo
    dos períodos da pré-história paleolítico, neolítico e metalítico nos mostrou que houve a necessidade dentro dos grupos de hominídeos criar condições de convívio, estabelecer regras de acordo com a evolução desses grupos. Antes coletor, caçador e pescador, nômade, domina o fogo e através dessa primeira revolução constrói caminhos para outra...a Revolução Agrícola. Agora pastor e agricultor, além de coletor, pescador e caçador, sedentário, sente a necessidade de permanecer por mais tempo em determinado lugar, surgem as aldeias. E as primeiras formas mais complexas de convívio social vão se tornando necessária. O homem continua seu processo evolutivo e a partir das necessidades vem surgindo a evolução. Ferro,cobre, bronze, o metal ganha forma e função no seu cotidiano. Surgem as primeiras civilizações...

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que os nômades foram evoluindo diante de suas necessidades.
    mas tinham uns que tinham mais conhecimento das coisas como: saber usar o fogo, construir casas, criar animais etc.
    com um certo tempo eles já sabiam fazer armas com os metais e outras utilidades.
    e a pré-historia nos ajuda a saber como foram os primeiros seres humanos na terra.

    ResponderExcluir
  20. aluno josé Nicacio sala 1º 1 turno matutino

    eu entendi que os nômades foram evoluindo diante de suas necessidades.
    mas tinham uns que tinham mais conhecimento das coisas como: saber usar o fogo, construir casas, criar animais etc.
    com um certo tempo eles já sabiam fazer armas com os metais e outras utilidades.
    e a pré-historia nos ajuda a saber como foram os primeiros seres humanos na terra.

    ResponderExcluir
  21. Durante a pré-história a vida era bem complicada,todos estavam sempre descobrindo novos comportamentos e modos de vida,como os nômades que estavam em costante mudança.O fogo era algo tão diferente que todos ficaram fascinados com aquilo. O modo de vida muito diferente do atual.Conforme o tempo passou tudo evoluiu e ficou muito mais fácil e bem menos estranho.Isso foi o que eu entendi e mais algumas coisas tambem...
    Aluno: Vitoria dos S. Souza 1º3

    ResponderExcluir
  22. Nome: Valeria Afonso
    Serie: 1º3

    Na Minha Opinião, eu entendi Que os nomâdes eram pessoas que se mudavam de lado Para o Outro, o Filme Guerra do fogo é Muito interessante pois mostrava os costumes das pessoas, o seu jeito de ser, Nos Seculos ante passados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Valéria o filme apesar de algumas limitações nos ajuda a compreender melhor toda essa História, rs...beijo linda!

      Excluir
  23. Júnior Silva - 1º3
    Pré-História foi o estopim para que qualquer forma de história e seus derivados fossem existir, por que foi o período em que os homens descobriram a agricultura, a planejarem suas vidas, a manusear artefatos de cozinha e guerra, aprenderam a sorrir, etc.
    Foi o período em que o homem se tornou racional em um processo lentamente evolutivo e importante para o que somos hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior explique melhor O estopim para qualquer forma de história...o último paragrafo foi ótimo...cheiro

      Excluir
  24. Beybe, muito bom, rsrs, muito bom o que ? diz ai...

    ResponderExcluir