Você passou por aqui!

terça-feira, 6 de março de 2012

Períodos da Pré-História...alunos do Primeiro ano emitam comentários sobre o que vocês entenderam das nossas aulas...mandem bem!

           Sempre é muito difícil falar sobre Pré-História e o desenvolvimento das primeiras civilizações com os meus alunos. Para muitos parece uma coisa surreal, muito distante da verdade ou das verdades, rs. Confrontar a Teoria Criacionista com a Evolucionista é sempre muito complicado. Mas precisamos nos permitir sempre conhecer mais , nos permitir outros olhares sobre a Evolução humana, sobre o nosso caminhar, o que já foi conquistado, o que é comprovado, emfim, permitam-se conhecer  diferentes histórias e através desse conhecer formular as suas verdades, desconstruir algumas, deixar chegar novas e caminhar sempre rumo ao conhecimento.
            O homem foi se desenvolvendo de acordo com suas necessidade, foi percebendo que o convívio em grupos facilitava o seu caminhar.
                  O estudo dos períodos da pré-história paleolítico, neolítico e metalítico nos mostrou que houve a necessidade dentro dos grupos de hominídeos criar condições de convívio, estabelecer regras de acordo com a evolução desses grupos. Antes coletor, caçador e pescador, nômade, domina o fogo e através dessa primeira revolução constrói caminhos para outra...a Revolução Agrícola.
                Agora pastor e agricultor, além de coletor, pescador e caçador, sedentário, sente a necessidade de permanecer por mais tempo em determinado lugar, surgem as aldeias.
          E as primeiras formas mais complexas de convívio social vão se tornando necessária. O homem continua seu processo evolutivo e a partir das necessidades vem surgindo a evolução. Ferro, cobre, bronze, o metal ganha forma e função no seu cotidiano. Surgem as primeiras civilizações...