Você passou por aqui!

domingo, 15 de abril de 2012

A Revolução Perdida - Parte I

          Entre 1917 a 1991 as lideranças russas e posteriormente soviéticas buscaram a construção de um modelo de socialismo capaz, segundo seus teóricos solucionar problemas e as contradições do capitalismo como a desigualdade social e a construção da riqueza nas mãos de poucos.
          Ao longo do processo o que vigorou foi a implementação de um partido único, economia planificada, totalitarismo, toda e qualquer forma de dissidência foi reprimida ou eliminada. Para muitos estudiosos como Daniel Arão Reis Filho por isso e diversos outros motivos foi uma Revolução PERDIDA.

                                      Stalin, Lenin e Trotsky - O poder em suas diferentes faces!
         A Rússia começa seu processo de industrialização no final do século XIX com Nicolau II, da dinastia ROMANOV. Era uma Rússia czarista, absolutista, marcada por violentos contrastes, os proprietários de terras e os camponeses re4presentavam 80% da população (mujiques) com baixos níveis de produtividade, altas taxas de exploração, miséria e fomes periódicas, vivia uma realidade maciça do atraso, simbolizada pelo largo uso ainda do arado de madeira e das mão nuas do camponês como instrumentos principais de trabalho, de modo geral estavam endividados, parasitando a sociedade.
Crianças russas desnutridas!
          O Império russo era multinacional , um caleidoscópio de povos, religiões e culturas. Cristãos Ortodoxos, protestantes, católicos, muçulmanos, judeus, animistas, eslavos, europeus, asiáticos, eslavos, não eslavos, povos com consciência nacional consolidada, outros sem memória definida.
          Essa sociedade hibrida dificultava a imposição dos limites do absolutismo czarista, a modernização industrial abalaria as estruturas tradicionais . A Rússia era um gigante de pés de barro!
                    
          Entrecruzando com a religião Católica Ortodoxa existia a figura do Czar, para os mujiques ele era o representante de Deus na Terra, a quem se devia cega obediência, bondoso paizinho, ele estava em toda parte em santinhos,retratos, quadros, medalhas e estátuas, na memória e nos corações das gentes.
          


           
        Família Romanov.
          
          O Gigante de pés de barro dotava-se de importantes setores industriais, mas continuava apresentando profundas desigualdades gritantes, ao lado do que havia de mais moderno no mundo de então, como as industrias de instrumentos de precisão de São Petersburgo, persistiam condições de trabalho dignas da primeira Revolução Industrial , a agricultura atrasada, com suas tradições arcaicas resistia as intenções e as políticas modernizantes.
          Progresso e Atraso...fermentavam as insatisfações e os ressentimentos e explodiam periodicamente revoltas nas áreas rurais, tomando as vezes a forma de movimentos de massas.
          Em 1904 a Russia sofre significativas derrotas na Guerra Russo japonesa, que envolvia as duas potencias disputando territórios na China, o império russo começou a acumular derrotas e desastres, mortes , medo da morte, dificuldades de abastecimentos, desorganização dos circuitos econômicos, a população sentia no dia a dia as dificuldades da guerra.
           Em 9 de Janeiro de 1905 a população russa se organizou, homens, mulheres e crianças  marcharam rumo ao palácio de inverno em  São Petersburgo, sede oficial do czar, uma grande passeata popular, tinha propósito pacífico, apenas desejavam reivindicar e propor diálogos as autoridades, iam como se fosse para uma festa, foram recebidos com balas de metralhadora, ficou na História como Domingo Sangrento e provocou pavor, surpresa, indignação, e revoltas.
         Janeiro, maio e setembro desse mesmo ano foi de greves em todo país, os Sovietes que eram conselhos que representavam os trabalhadores, comandaram  greves gerais e serviram de veículos para a agitação revolucionária. Reivindicavam liberdade de organização sindical, direito de greve, jornada de trabalho de oito horas, férias, previdência social  e um quadro constitucional definido.
          Após algumas concessões como a convocação da DUMA - parlamento e promessas de reformas, as tropas czaristas terminaram esmagando o movimento, reprimindo-o brutalmente , foi significativa a ajuda de capitalistas estrangeiros, que viam na contrarrevolução a garantia da manutenção dos investimentos no país.
Domingo Sangrento
          
          
                    Esse movimento de 1905 ficou conhecido como ENSAIO GERAL, já que em 1917 aconteceu de fato a revolução de fevereiro e outubro, a primeira liderada pelos Mencheviques e a segunda pelos Bolcheviques assunto para a próxima postagem. Alunos do terceiro ano comentem a situação russa antes desses movimentos discutidos. Beijos.