Você passou por aqui!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

 A Revolução Perdida II - Gulags Soviéticos


       Entre 1925 a 1953 Stalin coloca a sua política em prática na URSS, centraliza o poder progressivamente, acaba com a democracia nos Sovietes, elimina os direitos dos cidadãos,prende e elimina opositores, oestabelece o totalitarismo de partido único. No setor econômico implementa os planos quinquenais, estatiza a economia, investe pesado na indústria e equipamentos, siderurgia, indústria química e petrolífera.
       Na política agrícola implementa a coletivização forçada com fazendas coletivas, grandes cooperativas, colheitas foram confiscadas, fato que provocou fome e mortes de milhões de pessoas, aqueles que se opuseram foram executados ou enviados para os Gulags, campos de trabalhos forçados.
       No setor educacional, extinguiu o analfabetismo, com uma doutrinação de jovens e crianças através do patriotismo da juventude comunista, transporte, saúde  e habitação se tornaram acessíveis a população.

        Com Stalin os direitos individuais e coletivos foram suprimidos, greves proibidas, a população era vigiada, a polícia secreta implementada, os expurgos cometidos,  tentou eliminou a imagem de Trotsky e conseguiu utilizar a propaganda para difundir suas ideias e persuadir as pessoas.
        Sua administração deixou um saldo de aproximadamente 20 milhões de mortos, entre executados e vítimas da fome.