Você passou por aqui!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Idade Média

     Com a fragmentação do Império Romano vimos emergir na Europa uma nova forma de sociedade, o fim da autoridade romana deu espaço para povos germânicos que mudariam a forma de organização política, social e cultural. Embora a política na idade média seja identificada pela fragmentação do poder, naquele período também ocorreu a formação de impérios, como o Império Franco e  Árabe.
    A Idade Média corresponde  a um período de mil anos de história, dentro desses mil anos de história encontramos um domínio da Instituição Católica , que tentou tornar o mundo mais simbólico possível, somente decifrável pelos clérigos, a pessoa comum era colocada sob tensão do combate entre o bem e o mal, sem poder entender o mundo e a vida, o sistema de ensino foi monopolizado no século XIII.
    Os sermões das missas funcionavam como um canal de divulgação  dessas  ideias, além da obrigatoriedade das confissões que permitia que o padre tomasse conhecimento de quase tudo o que ocorria na aldeia.
     Uma das características da cultura oficial era o seu tom de seriedade,o papel dominante dessa cultura era dominado pela idéia de pecado e da respectiva necessidade do sofrimento para a redenção do pecador, o riso por exemplo foi declarado como a emanação do diabo, por ter sido proibido, o riso tornou-se uma forma de reação contra a opressão.   


Deixem um comentário sobre o cotidiano na Idade Média, como viviam as pessoas nas cidades, como se vestiam, como se relacionavam. Caprichem meus amores!

6 comentários:

  1. Na Idade Média,a grande autoridade era a igreja,a qual todos deviam seguir suas regras.Em uma sociedade privada do seu próprio domínio,cheias de preconceitos e superstições.A igreja usava seu poder para induzir as pessoas ao confessionário para revelar o que se passava em cada respectiva aldeia.Essas pessoas passavam essas informações pensando que dessa forma estariam garantindo seu lugar no céu.A agricultura era a principal atividade econômica,e o comércio ao longo dos anos foi se
    desenvolvendo.Com isso a burguesia foi crescendo e tomando um certo status na vida social.Existiam três classes sociais:o clero,a nobreza e a burguesia,os dois primeiros eram sustentados pela burguesia que contribuía com altas taxas de impostos que lhe eram cobrados.Data dessa época o Feudalismo.Era um sistema em que um nobre que detinha terras distribuía pedaços dela para trabalhadores, que deviam cuidar de sua terra e a de seu senhor,além disso,o excedente produzido deveria ser dado ao seu senhor numa espécie de taxa. 1°2 matutino.Angela,Paloma,Crislayne e Isabela.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra falar do período medieval sem mencionar o feudalismo. Os senhores feudais, donos dos lotes de terra mantinham uma relação de vassalagem e suserania. O suserano dava um lote de terra ao vassalo. Este lhe devia “fidelidade” e trabalho em troca de abrigo e consumo do que na terra era produzido.
    Na sociedade da Id. Média havia uma hierarquia: a nobreza representada pelos senhores feudais,que concentrava a economia e a política, o clero (Igreja Católica) que através de indulgência controlava a espiritualidade desta sociedade e os servos (camponeses) que por sua vez pagava taxas por utilizarem a terra do senhor feudal (trabalhando dias seguidos nos feudos, metade da produção, utilização de forno, moinho, etc). Minha opinião, este período da historia é dotado de charme por suas particularidades: moradas em castelos, vestidos glamorosos, mulheres de longos cabelos e homens imponentes. Havia um refinamento por parte da nobreza mesmo mantendo uma postura rude durante as refeições (lembrem-se...estamos falando de um período medieval). Em contraposição a simplicidade o qual viviam os camponeses. Sociologicamente falando, a humanidade avançou em muitos aspectos. Mas o antagonismo entre classes ainda é presente. Duas sugestões de filmes que contribuem de forma ilustrativa o tema abordado: o primeiro “loucuras da idade media” comedia que mostra o homem do século XXI que é transportado para a idade medieval. O segundo “o nome da rosa” cujo o cenário é a Itália medieval.

    ResponderExcluir
  3. A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
    Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
    A guerra na Idade Média era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval.

    Comentário elaborado pelos alunos- Wallas e Carlos 1º2 Matutino

    ResponderExcluir
  4. A idade média que teve início na Europa caracterizava-se pelo ruralismo, pela igreja católica, a sociedade hierarquizada entre outros.
    A vassalagem era comum nesse tempo,tendo os suseramos como as pessoas que trabalhavam para eles.
    Enfim foi um período difícil em que todos lutavam principalmente por terras e sobrevivência!

    ResponderExcluir
  5. Na idade média existiam os susseramos que era um proprietario de terras grande que doavam aos vassalos para trabalhar para si e para os susseramos .A vida era muito diferente da de hoje , pois existia o rei que adiministava o poder e a politica .Existiam três classes principais como:os cleros ,nobres,e o povo .
    As atividades principais eram a agricultura, carpinteiro etc.As roupas eram de tecidos produzidos em teares artesanais ,costureiros e alfaiates .Os transportes eram vários como maritimos ,cavalos e carruagens .As pessoas se relacionavam com sua própria lingua do modo que quisesse quando está entre amigos ,parentes menos na frente do rei com girias.

    Daesy Anne e Raquel Reis 1º2

    ResponderExcluir
  6. A idade media durou do século V a XV onde a vida seguia um ritmo de tempo natural,dia e noite primavera,verão,outono e inverno as linguas vulgares começaram a ser um grande meio
    de comunicação escrita .
    NA época achavam que se cometecem algum pecado do tipo sentir prazer na cama que fosse ate mesmo com seu marido ou se tivesse qualquer pensamento que achasse pecado teria que ir ate a igreja se confessar e o padre lhe mandaria rezar alguns pai nossos e ave marias,pagar uma determinada quantia e estariam livres e ate mesmo com um pedaço de terra no céu. iara.andrezza e jussara 1 2 matutino

    ResponderExcluir