Você passou por aqui!

domingo, 10 de outubro de 2010

O século XX e as guerras brasileiras!

          O século XX foi o século do imperialismo, isso já sabemos, sabemos também que este mesmo século onde  a maioria de vocês nasceram, foi palco de duas grandes guerras ou de uma grande guerra, depende da leitura de cada um. Acho que para mim nasceu de fato no final de década de 80, quando comecei a fazer os meus primeiros questionamentos tipo, porque somos tão parecidos e tão diferentes?
         Diferenças na igualdade, pode-se dizer que durante este século que emergiu como o século do Socialismo e findou como o século do Capitalismo, a frase que inicia esse parágrafo define os inúmeros conflitos que fizeram deste, para muitos autores como Emir Sader e Eric Hobsbawm a Era dos Extremos.                  Começa e termina com guerras, grandes, pequenas, centrais ou periféricas. Dos Boeres, passando pelos Boxers, a Primeira grande Guerra, o armísticio fraco entre 1918 a 1939, com a ascenção dos regimes totalitários em grande parte da Europa, a Segunda grande Guerra que trouxe consigo uma assustadora maneira de matar, através da diferença, a guerra Fria, que dividiu o mundo e tranferiu os combates efetivos para os centros periféricos do mundo...ufa...não acabou, Vietnã, Coréia, Golfo, Bosnia, Ruanda... e as nossas.
          As nossas guerras, as muitas guerras travadas pelos brasileiros desde o início deste século extremo, que começa para nós com uma República de interesses privados, golpes para restaurar os interesses de pequenos grupos políticos (golpe de 30), mais golpe em 37, e mais golpe em 64 e como esse durou, 21 anos com os seus Atos Institucionais que sufocaram a LIBERDADE em todas as formas possíveis, e após mudanças na política mundial (americana) o país do futuro, vai se tranformando e pedindo Democracia, Diretas Já, linda luta, mas ainda não, escolher um presidente é coisa para a Assémbléia Constituinte, o povo escolher um presidente só em 1989 após mais uma Constituição.
         E a tão sonhada eleição vem, o tão sonhado e criado presidente ganha, o que já se fazia há muito tempo (roubos) é exposto e o tão sonhado presidente cai, mais uma vez um vice assume...o Brasil então parece tomar um rumo na economia...e após algumas derrotas, o povo brasileiro escolhe algúem do povo para liderar a nação que mudara muito desde o início deste século.
        Perceba quantas guerras silenciosas os coadjuvantes dessa história travaram, desde a consolidação da República, os anonimos, o povo não acolhido pelas leis, não incentivado a pensar, a lutar pelos seus direitos não conhecidos, guerras que não foram contadas pela historiografia, mas aconteceram no cotidiano de cada brasileiro, do acordar ao deitar, nas lutas diárias pela sobrevivencia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário