Você passou por aqui!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Iluminismo!

       Movimento de renovação filosófica e intelectual que atingiu sua maturidade e maior expressão no século XVIII. Tinha como fundamentos a crença inabalável na razão e a ideia de que o progresso do homem pode ser infinito desde que o espírito humano se liberte das crenças e superstições. A busca de uma nova concepção do mundo, essencialmente racionalista e baseada na existência das leis naturais que regem a dinâmica do Universo .
       Claro meu povo, que tudo isso estava vinculado à chamada Revolução Científica do século XVII, que se apoiavam nas concepções de Galileu, Newton, Descartes entre outros caras que analisaram, observaram, experimentaram e praticaram o conhecimento de uma forma a conceber o mundo por um novo ângulo, vários ângulos.
        Já disse Hobsbawm : Libertar o individuo das algemas que o agrilhoavam era o seu principal objetivo, a liberdade, a igualdade, e em seguida a fraternidade de todos os homens eram seus slogans.
        Há quem levante algumas questões sobre o papel dos ideais iluministas na Revolução Francesa, como Jaques Solé, que argumenta sobre o poder aquisitivo e intelectual da população francesa que liam mais os livros pios, do que os dos filósofos, o cara afirma que a nobreza esclarecida era o único grupo da população capaz de compreender e patrocinar a filosofia das Luzes. A maioria dos temas das Luzes pouco tinha haver com os problemas concretos das pessoas simples que permaneciam mais sensíveis à influencia da Religião Católica.
        Certo é que pensamentos que valorizavam a razão e desprezavam as práticas absolutistas  de monarcas que junto com Igrejas Católicas ou não usurparam por séculos todos as óticas de LIBERDADE, foram fragmentando até ruirem por completo, ou quase.

E ai povo do 2 ano lembrem o que trabalhamos em sala de aula e mandem ver nos comentários sobre o Iluminismo e sua importância para a sociedade da época. Cheiro!
      

32 comentários:

  1. O Iluminismo foi um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas e correntes intelectuais. O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que impuseram a si mesmo. Tutelados são aqueles que são incapazes de fazer o uso da própria razão.
    Entre o final do século XVII e a primeira metade do século XVIII, daí veio a influencia sobre a filosofia do iluminismo proveio das concepções mecanistas da natureza, que surgiu após a revolução cientifica d século XVII. Apartir daí Isaac Newton torna-se o mais influente cientista e filosofo da natureza.
    Toda a estrutura política e social do absolutismo foi violentamente atacada pela revolução intelectual do Iluminismo. O mercantilismo, doutrina econômica típica da época, também foi condenado e novas propostas, mais condizentes com a nova realidade do capitalismo, foram teorizadas. Os primeiros contestadores do mercantilismo foram os fisiocratas. Para os fisiocratas, a riqueza viria da natureza, ou seja, da agricultura, da mineração e da pecuária. O comércio era considerado uma atividade estéril, já que não passava de uma troca de riquezas.
    O Iluminismo exerceu muita influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais. A época do Iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de estados-nação, a expansão de direitos civis, e a redução da influência de instituições hierárquicas como a nobreza e a igreja.
    Forneceu boa parte do pensamento intelectual de eventos políticos que se revelariam de extrema importância para a constituição do mundo moderno, tais como a Revolução Francesa, a Constituição polaca de 1791, a Revolução Dezembrista, o movimento de independência na Grécia e nos Balcãs, bem como, naturalmente, os diversos movimentos de emancipação nacionais ocorridos no continente americano a partir de 1776.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. INGRID disse...
    o iluminismo ficou conhecido como o secolo das luzes,por que defendiam suas ideias e pesamentos.aparti do final do seculo XVII a metade do seculo XVIII se da inicio as ideias iluministas que tem como base liberdade de espresar suas ideias e pesamentos.O iluminismo foi marcado pela revolução cientifica.
    AS ideias iluministas veio para trazer o progresso da humanidade que ficava presa em creças e supertiçães.o iluminismo teve muita influencia politica e social em varios paise.
    A sociedade que mais teve influencia iluminista foi a França.A época do Iluminismo foi marcada por transformações políticas ,direitos civis,e da influência de sociedades hierárquicas como a igreja e nobreza.
    O filosofo que mais teve influencia foi Isaac Niwton .Que defendia seus ideais sobre a natureza e a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. fabiane:desse

    os iluministas tinhan seus olhares que revelavam diferente reaçães diante da ciência .Eles jugavamo absoleto,e até mesmo seperticioso e aos conhecimentos tradicionais deles ,identeficaran o cristianismo que servia alimentos, até os governantes eram obrigados a presta fidelidade a uma ou outra igreja.
    suas admiraçães pela monarquia eran costituidas pela relatividade,liberdades religiosas da inglaterra.as mulheres das ideias iluministas despertavam curiosidade aos filosofos franceses,eles começavam a refletir as condiçães das muleres iluministas.
    os iluministas tinhan seus olhares que revelavam diferente reaçães diante da ciência .Eles jugavamo absoleto,e até mesmo seperticioso e aos conhecimentos tradicionais deles ,identeficaran o cristianismo que servia alimentos, até os governantes eram obrigados a presta fidelidade a uma ou outra igreja.
    suas admiraçães pela monarquia eran costituidas pela relatividade,liberdades religiosas da inglaterra.as mulheres das ideias iluministas despertavam curiosidade aos filosofos franceses,eles começavam a refletir as condiçães das muleres iluministas.
    Autor: FABIANA FRANÇA

    ResponderExcluir
  5. O iluminismo foi um período em que ideias iluministas revolucionaram o modo de pensar das pessoas. Tinha como fundamento a crença de que o ser humano é inabalável e pode crescer sempre a qualquer custo.
    Os filósofos buscavam ver o mundo de forma diferente sob vários ângulos, inventar novas formas de viver e melhorar a vida da sociedade.
    Eles queriam um mundo melhor com liberdade, iguldade e a fraternidade entre todos.
    Um principal fato é o modo como as pessoas do iluminismo agiam, desprezando a hierarquia absolutista, de viver como se estivessem com algemas, presos a farroquilhas.
    Mas não durou por muito tempo o absolutismo ruiu e o ilumismo reinou de forma a libertar a todos da "escuridão".

    ResponderExcluir
  6. O século XVIII, também chamado de "Século das Luzes", foi um momento histórico em que se aprofundaram as críticas ao Antigo Regime (foi o período em que predominou o capitalismo comercial, o absolutismo, o sistema colonial e a sociedade baseada em estamentos) e em que se propuseram novas formas de organização social, política e econômica.

    ResponderExcluir
  7. O crescimento do estado monarco de origem a aristocracia complementar distante da maioria da população.Essa aristocracia inguinoravam os camponese e a buguesia e a ascenssão.Surgiram então pesadores com ideias chamadas iluministas com pensamentos logicos e opunharam a explicar do poder com algo de origem divina.
    A França enfrenta uma serie de crise financeira a ideia de Luiz XVI era aumentar os impostos do terceiro estado.Em 14 de julho de 1789 dada a queda da bastilha foi dado como o inicio da revolução francesa,o rei foi obrigado a abandonar a residencia real.Em fim as constituiçães aprovam o direito dos homems e dos cidadões.
    AUTOR;HUGO HENRIQUE

    ResponderExcluir
  8. '' O século das luzes ficou conhecido como o iluminismo por que os iluministas defendiam suas idéias e pensamentos , e revolucionou o modo das pessoas pensarem.
    Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

    ResponderExcluir
  9. O iluminismo
    O iluminismo foi o chamado secúlo das luzes,nesse seculos os olhares se revelavam para diferentis razões, inclusive científicas,isso caracterizou o século XVIII.
    eSSE PERIÓDO DEMANDOU O ESTADO ABISOLUTISTA,o desenvolvimento e o crescimento das sociedades burguesas.Entretanto o iluminismo foi o periodo das luzes,sedusindo as cabeças das pessoas em suas princípais funsões que caracterizarão aquele século.

    Milene Queiroz Pereira

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O iluminismo ficou conhecido como o secúlo das luzes,que todos os iluministas da epoca defendiam suas ideias e pensamentos . Foi o momento histórico que se aprofundaram as criticas do antigo regime,e foi o periodo que predominou o capitalismo comercial e o absolutismo. A Sociedade que teve mais influência foi a França.A época do iluminismo foi marcada por várias transformações politicas , da influência da sociedade hierárquica ,a igreja e a nobreza. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Estamos falando dos séculos das luzes,assim chamando por ter testemunhado o iluminismo, movimento filosófico para qual a felicidade só seria atingida com o progresso da civilização, apoida pelo o exercício da razão e pela liberdade de pensamento; tendo também como os principais iluministas John Locke, Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu, Denis Diderot.

    Arielly Islla, segundo ano.

    ResponderExcluir
  13. O iluminismo ou século das luzes foi um movimento que teve início na França, e tinha como objetivo iluminar as mentas escuras das sociedades, libertar dessa escuridão, e defender o uso da razão para encontrar a liberdade, que era o objetivo principal. Os iluministas também defendiam a existência de verdades únicas. Esse movimento tinha pensamento de que o desenvolvimento do homem podia ser ilimitado, mas primeiro eles tinha que se libertar da fé religiosa.

    ResponderExcluir
  14. O século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na França. Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluminista, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para eles( os iluministas) o homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação.

    ResponderExcluir
  15. Os representantes mais destacados dos filósofos foram: Charles de Secondat, Barão de Montesquieu; François Marie Arouet,( Voltaire) Jean Jacques Rousseau e Denis Diderot.

    ResponderExcluir
  16. O iluminismo foi um período em que ideias iluministas revolucionaram o modo de pensar ou seja ficou mais conhecido como seculo da luzes por tirar o povo da escuridao ..
    os pensadores que defendiam estats ideias acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante ..e mais ou menos isso...

    ResponderExcluir
  17. O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.
    Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano. Supunham poder contribuir para o progresso da humanidade e para a superação dos resíduos de tirania e superstição que creditavam ao legado da Idade Média. A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade.

    ResponderExcluir
  18. O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVII, que tinha como objetivo defender a razão contra o antigo regime. Este movimento teve revoluções sociais, políticas e econômicas naquela época. Foi um marco na Revolução Francesa, que tinha um rei absolutista. Esse século ficou conhecido como século das luzes. O iluminismo surgiu também por causa de vários pensadores como Isac Newton que desenvolveu a lei da gravidade, uma força universal que nos atrai.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O iliminismo foi o momento histórico que se aprofundaram as criticas do antigo regime,e foi o periodo que predominou o capitalismo comercial e o absolutismo. O Iluminismo exerceu muita influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais. A época do Iluminismo foi marcada por transformações,tais como a criação de estados-nação, a expansão de direitos civis.
    E essa imagem cientifica , de que leis matematicamente demonstraveis operavam o universo que gestou o iluminismo.

    ResponderExcluir
  21. o iluminismo na revolução francesa jaques solé, era quem argumentava sobre o poder aquisitico e intelectual da população francesa, que lian mais os livros pios de que os filosofos a cara afirma que a nobreza esclarecida era unico grupo de população capaz de compreender e patrocinar a filosofia das luses.
    Antoniel

    ResponderExcluir
  22. O iluminismo defendia a criação de escolas para que o povo fosse educado e houvesse liberdade religiosa. O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural, eles eram contra os ensinamentos católicos ja que a igreja católica era baseada nos conceitos da fé, e eles não, eram baseados nos conceitos da razão.

    Ana Caroline, Maria Aisim, Ingrid Luara, Bárbara Andrade e Valdinei da Silva.
    2.1 Matutino CEDLEM

    ResponderExcluir
  23. O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVII, que tinha como objetivo defender a razão contra o antigo regime. Este movimento teve revoluções sociais, políticas e econômicas naquela época. Foi um marco na Revolução Francesa, que tinha um rei absolutista. Esse século ficou conhecido como século das luzes. O iluminismo surgiu também por causa de vários pensadores como Isac Newton que desenvolveu a lei da gravidade, uma força universal que nos atrai.
    o iluminismo era a favor de escolas e defendia o povo

    Andersson Santana 2º 01 matutino

    ResponderExcluir
  24. o iluminismo e um conceito filosofico que esta ligado a diversas.e um movimento de renovacao intelectual e filosofico que atingiu sua maturidade e expressoes no seculo xv111.um dos pensadores do iluminismo foi o grande filosofo maxiliano rodsppier que defendeu esse movimento com muita garra e persistencia. alunas Izilene,Raiane,Lucilene,Mirela.2.1 Matutino
    CEDLEM

    ResponderExcluir
  25. Iluminismo o século das luzes
    O Século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome Iluminismo começou na França. Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “Trevas da ignorância”. Para eles (os Iluministas) o Homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação.
    Este século, mostrou uma nova maneira de pensar. O Objetivo desses filósofos era a busca da felicidade. Eles eram contra a injustiça, Intolerância religiosa e a concentração de privilégios nas mãos de poucos (Ricos e poderosos).
    Para os Iluministas a razão era importante para os estudos dos fenômenos naturais e sociais. De certa forma eles eram deístas, ou seja, acreditavam em Deus, mas que este Deus agiria indiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.

    ResponderExcluir
  26. O iluminimo ficou conhecido como século das luzes no século XVIII,tinham como fundamentos a razão e a idéia.Os pensadores valorizavam a razão do que a prática dos absolutistas monarcas,e foi com isso que houve as renovações filosóficas e intelectuais.o tema luzes não tinha nada haver com a igreja católica.os pensadores desta época tinham bastante conhecimento critico.
    Daniela 2°1 matutino.

    ResponderExcluir
  27. O iluminismo tem o processo que o homem pode ser infinito desde que o espirito humano se liberte.
    O iluminismo tem um papel em que a revolução francesa argumenta sobre o poder arquisitivo intelectual na revolução francesa.Na maioria dos termos de luzes que influenciavam a religião catolica.
    Um dos mais interessante filosofos que ofereciam seus ideais sobre a natureza e a sociedade era isaac niwton.
    Gerfeson de Brito Santiago segundo 2 IEMS

    ResponderExcluir
  28. Foi um marco na Revolução Francesa, que tinha um rei absolutista.
    O iluminismo defendia a criação de escolas para que o povo fosse educado e houvesse liberdade religiosa.Um dos mais interessante filosofos que ofereciam seus ideais sobre a natureza e a sociedade era isaac niwton.
    O iliminismo foi o momento histórico que se aprofundaram as criticas do antigo regime

    lukas

    ResponderExcluir
  29. aiane e giselia aluna do 2º3 do instituto.
    comentario sobre ilumenimo.
    ilumenismo foi uma momento muito emportante um conjuntos de ideias formado pela ciencia descobrindo novas teoria esse momento foi defenido como a chegada de uma luzaos cantossombrios da mente para que permitisse ao homem raciocinar de forma independente sem recorrer á autoridade e de outros fatores que deu a liberdade ao homem para desenvolver suas edeias como os filósofo que defendia algumas fontes como a fe i entre outras .
    os grandes filósofos quém era os defensores dalideradade em terar a populaçao da escoridão enxergande com outras olhos de saber.

    ResponderExcluir
  30. o iluminismo
    A imagem cientifica, de que as leis matimaticamente demonstráveis operavam o uiniverso que gestou o iluminismo. com a chegada do filósofo alemâo jmmanuel kant, definiu o movimento atráves de umalus aos cantos somhrios da mente.
    o iluminista julgavam obsoleto, e até mesmosuperticioso e reacionarios o conhecimentotradicional indentificado com cristianismo. A matureza e suas leis que regassem os corpos celestes diferentes das quegovernavam os terrestre.
    A mensagem era: Os tiranos e o clero deviam temer os " davis" cidadôes de autoridade de leis e igreja. A monrquia francesa à literatura o iluminista foi a censura, o iluminista afirmou: paris é o mundo e resto da terra é o seu surbubio.

    dupla: Rosimeire e jeane do 2º3 do instituto.

    ResponderExcluir
  31. O Iluminismo, ou “Século das Luzes”, teve seu apogeu no século XVIII, mas as teorias que lhe inspiraram surgiram no século anterior, nas reflexões de intelectuais, entre eles, Descartes. René Descartes (1596 – 1650) acreditava que para se chegar a uma verdade, todas as teorias deveriam ser questionadas. Racionalista, Descartes, considerado o fundador da filosofia moderna, afirmava que para se chegar à verdade era preciso, primeiramente, partir de axiomas (verdades inquestionáveis), para depois se chegar ao objetivo, através da dedução matemática.
    Ao longo do século XVI, a classe burguesa se desenvolveu, em consequência do desenvolvimento do comércio e das explorações das colônias. Mas a intromissão estatal cerceava a liberdade econômica, gerando um acúmulo de riquezas nas mãos do Estado e a exploração do trabalhador. Os iluministas se opunham ao absolutismo monárquico, ao mercantilismo e ao poder da Igreja, que defendia a fé em detrimento da razão.
    Isabela Priscila ( Cedlem 2º 2)

    ResponderExcluir
  32. Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
    Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
    No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.

    Sandy Mayra ( Cedlem 2º 2)

    ResponderExcluir