Você passou por aqui!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Velha e atual República!


E ai meus anjos do 3º ano sabemos que a nossa República nasce privada e cheia de particularidades, analisem as charges e façam uma relação com a atualidade!

51 comentários:

  1. Hoje existe uma forma de voto muito parecida com o coronelismo de antigamente, mas atualmente não é uma obrigação "obrigada", mas sim por causa do medo de perder benefícios, empregos e outras coisas em geral.

    ResponderExcluir
  2. Como percebemos só mudaram os coronéis, mas o que vemos hoje em dia é que as pessoas não dão valor ao seu bem mais "precioso" o voto, esses são trocados por empregos, bens- materiais e etc... Muitas vezes ainda percebemos o famoso voto de cabresto onde os poderosos exercem poder sobre os mais fracos.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o que mudou foi como as mesmas praticas são realizadas. A república nasceu com e por fins privados sem nenhuma participação popular tal como ocorrerá na Revolução francesa.

    O governo desde seu principio tenta e manipula a opinião publica de maneiras diversas. Começamos com que até mortos votavam, adulterações de urnas, continuamos com a pratica conhecida como "voto de cabresto" praticada pelos barões e coronéis. As mesmas praticas se repetem hoje atraves da tão gloriosa e famosa "Politica do Pão e Circo" que há muitos séculos atras já era praticada pelo império romano com o objetivo de interter a população, ou melhor, cega-las paras as questões "publicas", assim o império não teria perturbadores da então "ordem social".

    Hoje temos o pão moderno, o estimado "Bolsa Familia" que de uma forma ou de outra manipula de forma sutil o voto da população, além dos circos modernos, as festas milionárias dadas para movimentos "sem terra", verdadeiros perturbadores da ordem social. Além das compras de votos.
    Para ilustrar o assunto não é difícil ter ouvido nas eleições de 2010 para presidência do Brasil comentários do tipo: " Não vou votar no Serra senão ele vai tirar o bolsa familia." Não sei o que é pior, os políticos corruptos ou a população "com mentalidade de gado". Foi assim desde o começo, mas ainda acredito na mudança. E creio que até aqui já basta, o comentário tornar-se-ia uma grande redundância (se é que não já é).

    Grande abraço Sara.

    ResponderExcluir
  4. No inicio do período republicano no Brasil, vigorou um sistema conhecido popurlamente como coronelismo.Este nome foi dado porque a política era comandada pelos coronéis.

    Características do coronelismo:
    -Voto cabresto;
    -Fraude eleitoral;
    -Política do café-com-leite;
    -Política dos governantes.

    Com a revolução de 1930 e a chegada de GETÚLIO VARGAS na presidência da república, o coronelismo deixou de existir em várias regiões do Brasil.Apesar disso ainda hoje existe a prática do coronelismo como por exemplo a compra de votos e fraudes eleitorais.

    ResponderExcluir
  5. karol e varleide 3*2
    o governo tem um jeito de manipular as pessoas atravèz de vários critérios.
    hoje em dia ele" governo" da mts recurssos exemplos o bolsa familia com td qnd está chgando as eleições eles são os própios a jogar na cara das pessoeas que ajudam dando um cartão para matar a fome da população.Mais esqueçem de falar que esse dinheiro vem dos nossos propios bolsos!

    ResponderExcluir
  6. As pessoas hoje em dia estão votando por medo de perder alguns benefícios e não por vontade propría na maioria das vezes.E como podemos ver na primeira charges, até os mortos hoje em dia estão"votando" e isso tudo é um absurdo.

    ResponderExcluir
  7. -Larissa e Lucas 3°2->Para mim a atual república é a mistura das duas democracias e oligárquias!
    A democracia gerou alguns benefícios para a população em alguns critérios tal como o voto pois na república velha era restritos para alguns,e hoje na democracia que conquista a todos,agora em outros requisitos continua a mesma pois a oligarquia pode ser empregada com o significado de governo de poucos e em benefício próprio.
    O bolsa familia manipula o cidadão mais também ajuda muito ,é um critério muito requisitada e muito benéfica.

    ResponderExcluir
  8. As Charges mostram as diferentes formas encontradas pelos mais afortunados para burlar as leis em beneficio próprio durante vários periodos da história, desde a existência do voto, Quando até os mortos votavam, depois veio o coronelismo, onde os coronéis obrigavam seus empregados a votar em quem eles queriam e hoje em dia eles encontraram um modo bem mais discreto de forçar os eleitores a votar em quem eles querem, que é o medo que as pessoas tem de perder seus benéficios concedidos pelo governo.

    ResponderExcluir
  9. As charges mostram que os coronéis mandavam os seus
    empregados votarem em quem ele vota,porém nos dias atuais quem tem um beneficio vota em quem lhe ajudou ou fez conseguir um emprego,ou seja,o coronelismo acabou mas ainda a uma forma de votar semelhante.

    Fredsom

    ResponderExcluir
  10. As mesmas práticas do coronelismo continuam. As pessoas não percebem porque não são da mesma forma da antiguidade. Eles não são obrigados a votar, mas são controlados como marionetes por pequenas coisas que recebem para votar. Mas por eles não saberem da valor ao seu voto são manipulados por políticos principalmente aquelas pessoas de baixa renda e isso faz com que eles troquem seu voto por pequenos objetos.


    Rodrigo Santos - 3ª02 - Matutino - CEDLEm

    ResponderExcluir
  11. Através das ilustrações das charges, percebemos que o modo como às pessoas participam da vida social e política ocorre de geração a geração, onde o que importa para "eles" é se vai ter alguma vantagem em favor a si, e não importa quem assumirá o poder, que soluções serão impostas como melhorias para o país ou para a sociedade, e sim estão apenas interessados em seu interesse pessoal, se vai lucrar ou ganhar um 'bem' em troco do seu valoroso voto.!
    A gerações vemos isso acontecer. No período do coronelismo, por exemplo, a figura do coronel, era uma figura sublime, onde o que importava pra eles era o poder de assumir a liderança e o poder em relação à sociedade, através de seus indicados. Utilizavam seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiavam. Nesse período usava - se o voto de cabresto, na qual os coronéis pressionavam os eleitores a votar em quem desejasse que assumisse o poder, muitos até utilizavam da violência para conseguir o que queriam. Outros faziam fraudes nas eleições, fazendo até os mortos coitados, votarem! Um absurdo nessa época.
    Hoje na nossa dura realidade não é diferente. A coisa é feita por debaixo dos lençóis, feita através de injustiças, ganância, jogo de interesses e manipulação. Na terceira charge vemos a coisa real do que se passa nos dias de hoje. A bolsa família, um programa beneficente que ajuda famílias de baixa renda a terem um "dinheirinho" a mais no final do mês pra garantir a sustentabilidade da família beneficente. Hipócritas, são aqueles que pagam uma miséria em dinheiro para pessoas necessitadas, num programa onde a cobiça e a manipulação estão em pleno jogo de interesses, na qual a população vota por interesse, por medo, medo em perder o beneficio. Nas eleições passadas, corrupção é o que não faltou. Vemos, ouvimos e lemos nos vários meios de comunicação noticiários sobre a compra de votos, o jogo de interesses e a manipulação por parte dos indicados aos cargos e também por parte da sociedade.
    É muito triste e lamentável como o voto hoje, tornou- se um instrumento de venda e compra em pleno século XXI, onde o que predomina é o jogo de interesses. E é um absurdo ver o uso de poder das milícias, nas comunidades pobres, que obrigam os moradores locais a votar em quem eles querem, obrigando, impondo sua autoridade, seu autoritarismo a quem vive de acordo os seus princípios. É lamentável mesmo a corrupção que hoje toma proporções. Até quando teremos que viver com esse tipo de república onde manda quem pode e obedece quem têm juízo? Basta, chega, é ora de inovar e renovar.

    Emicleiton Duarte - CEDLEM - 3ª02
    Um forte abraço, Sarah!

    ResponderExcluir
  12. Antigamente o eleitor era obrigado a votar pelos patrões sem nem saberem em quem estavam votando. Hoje em dia acontece isso mais só que muitas vezes é por ambição e sabem em quem estão votando e porque.

    Por meio de Rivalda 3º 03 IEMS

    ResponderExcluir
  13. Estas representam um desrespeito a sociedade por mostrar a realidade de cada eleitor naquela época pois eles eram pressionados pelos patrões a votar. Estas também mostram como é visto os eleitores pelos candidatos por aquele que vendem seu voto por quase de graça.

    José Nildo 3º 03 IEMS

    ResponderExcluir
  14. As charges mostram como era a República velha os coronéis colocavam as pessoas pra votar como se fosse obrigação de cada um a fazer aquilo. Ja hoje não é diferente as pessoas se sentem obrigadas só porque tem um cartão bolsa familia.
    E isso é um desrespeito na sociedade de hoje.

    Suellem e Joelma Santos 3°2 vespertino

    ResponderExcluir
  15. Há uma relação muito igualitária entre a antiga e atual república. O interesse, a corrupção, o domínio sobre os mais "fracos" prevalece a gerações. Passa século, década, ano, dia, minuto e segundo, e o voto continua sendo um instrumento de compra e venda perante a sociedade. Em plena realidade vemos isso acontecer, o voto sendo o principal motivo para os políticos exercerem os cargos. Passa eleição, e a cada quatro anos novos políticos assumem o poder em prol de sua conduta e por puro interesse pessoal (dinheiro e poder). No período do coronelismo, o que mais se via era o voto de cabresto, um voto forçado, comprado e imaginário, onde até os mortos tinham vez nas eleições, na qual muitos eram violentados e até mortos pelos coronéis que determinavam em quem as pessoas deviam votar. Hoje acontece a mesma coisa, mais de forma mais clara, mais objetiva, onde as próprias pessoas vendem seu valoroso voto com segundas intenções. O bolsa família é um exemplo disso, onde as pessoas pensam que se não votar nos indicados dos partidos em que esse programa foi criado, irão perder o beneficio. O pais em que vivemos é repleto de corrupção, onde todos são manipulados e deixam ser manipulados. Vivemos em uma sociedade mal organizada, onde domina aquele que tem vez.!



    Laíra, Lidiane, Edvane e Fernanda

    3ª02 - CEDLEM.

    ResponderExcluir
  16. No inicio do período da republica no Brasil, a politica era comandada pelos coronéis a população tinha seu voto manipulado pelos políticos que isso se chama o voto cabresto.
    E vemos que hoje em dia ainda esta existindo isso porque os políticos estão trocando os votos por coisas que se eles ganhar é obrigação do politico oferecer tipo empregos e aos que já tem seu emprego ficarem amedrontados e ate mesmo jurados de perde o seu emprego.
    3ª matutina marciana e Elinaide IEMS

    ResponderExcluir
  17. As charges mostram como a política de hoje de antigamente são parecidas.
    antigamente os coronéis forçavam os eleitores voltarem em quem eles queriam para beneficiar eles,e hoje esta a mesma coisa mas de forma diferente as pessoas votam por beneficio deles mesmo, e por causa de uma obrigação por causa da bolsa familia.


    Bruna Passos e Cassia 3º2 vespertino

    ResponderExcluir
  18. Então como já falamos na sala,as charges apenas reafirmam esse conceito do surgimento de uma nova República.Só que esse conceito de uma nova República não é tão novo assim,ou seja, de certa forma a forma de poder monárquico ainda continua,tanto é que as figuras destacadas á cima nos faz interpretar a continuação desse estado de monarquia.
    Na 1ªcharge observamos que até os nomes de defuntos eram somados nas eleições,dando uma maior margem de votos.
    Na 2ªfoto percebemos uo identificamos uma pessoa sendo arrastada por um homem através de um cabresto;assim nos recordamos de uma época ''atrás'',onde coronéis levavam seus escravos à urna,obrigando-os a votar nos candidatos que seus coronéis queriam,quando afirmo ''uma época ''atrás''me refiro a questão de anos,só que os traços do coronelismo observamos hoje em nossa sociedade,como é retratado na 3ª charge,onde muitas pessoas se sentem na obrigação de votar em certos representantes por os mesmos fazerem a sua mínima obrigação. Percebemos aí a falta de informação de nossa população,pois a sociedade só se desenvolve através do desenvolvimento da população que é o alicerce.

    Escola:IEMS
    Alunos:Valdemir,Elane e Sara.
    Série:3ª
    Turma:02
    Turno:vespertino.

    ResponderExcluir
  19. bem com isso podemos perceber q com o passar do tempo a república como o mundo teve suas mudanças;mas infelismente nem tanto favoraveís ´pois nos dias atuais ainda podemos presenciar alguns atos indecentis referente ao não esquescido voto de cabresto ,onde pessoas acabam vendendo o seu voto e quando realmente precisam da ajuda de tais "elementos" ñ podem cobrar nada pois eles sempre irão ouvir a mesma resposta q o q eles deviam foi pago no dia da eleiçaõ e é assim sem du´vida nenhuma o retrato ñ só do BRASIL mas também de outros paísis onde quem tem sempre pode mas do que quem naõ tem ou seija os corruptos muintas vezes acabam deixando com que a população pense q sóp tem poli´ticos corruptos mas felismente de dez poder se encontrar " metade " de um que preste È e se fosse p falar dos vários corruptos que existe no brasil e no mundo coitadinho do HD do computador não iria caber kkkkkkkkkkkkkkkk enfelismente temos que ironizar porq se não o q seria de nós heim com tantos corruptos no mundo???????????????????

    ResponderExcluir
  20. acho isso muito nomal pois nossos amados
    politicos usam de golpe baixo pra ganhar
    a qualquer custo são tão bons no q fazem colocom o cabresto e o monte de burro ainda corre atrás como um bando de otario ainda apladem o descurso barato desse monte de safado
    em vez de ganhar com servicos prestados,ganham com propina da pior especie.
    se escondem atras de uma ideologia muito bem feita como:brasil um pais de todos como se nosso pais desse direitos iguais pra todos como se todos tivessem a mesmas condiçoes
    em vez de criarem leis bestas para os pobres deviam criar leis pra prender os verdadeiros badidos safados
    e tirar o cabresto dos burros
    mas qm será esses bandidos?e os burros?
    rsrsrs


    josenice lima e aline santana 3ano2 vesp iems

    ResponderExcluir
  21. na velha republica o voto era um voto de cabresto ou seja a pessoa votava fossada por outra pessoa mais hoje em dia não acontece por cada pessoa escolhe seus governantes. na nossa atual republica existe varios prjetos para ajudar a população atual como por exemplo o bolça família.


    tessia flavia 3ano 1 cedlem matutino

    ResponderExcluir
  22. O coronelismo acabou, para dar entrada ao voto de obrigação, mas na mesma base coronelista, com o individuo com o medo de perder emprego, beneficios, mesmo com o voto secreto ainda existe o medo. Aliás, muitos politicos só criam beneficios esperando votos em troca no futuro, causando no beneficiado a obrigação de votar no candidato.

    ResponderExcluir
  23. As charges mostram como as autoridades da Republica velha agia, mas há ainda uma semelhança como nossas autoridades atuais. A corrupção é o que mais se destaca, passam se anos e anos e nunca se acabou, e o exemplo claro nas charges é a compra dos votos, desde o inicio da republica no Brasil, onde a politica era comandada pelos coroneis. E que tambem grande parte dos politicos querem ser nomeados somente pelo interresse economico!

    ALUNA= HELLEN FABRICIA
    TURNO= MATUTINO
    3º - 01
    CEDLEM

    ResponderExcluir
  24. O voto é uma oportunidade de expressar sua opniao de quem vai exercer melhor a funcao, mas desde antigamente os votos sao comprados, hoje em dia nao todos, mas ha muito tempo os politicos oferecem empregos, melhor condicao, e ate ameacas por votos. As charges mostram como a autoridade da republica agia antes, hoje em dia é por debaixo do pano, mas sempre em troca de recursos, beneficios, ou ate para manter uma estabilidade

    3º-1 matutino
    CEDLEM :*

    ResponderExcluir
  25. O que percebemos é que antigamente os de classe média, não tinham direito do voto livre por imposição de seus patrões, hoje em dia o que vemos é que as pessoas trocam seu voto por beneficios financeiros.

    ANGÉLICA 3º 03 IEMS VESPERTINO

    ResponderExcluir
  26. Vivemos na mesma linhagem do coronelismo de antigamente, mas agora a situação muda por termos direito do voto livre, mas a ambição faz com que nós tenhamos algumas atitudes de certa forma contrária ao certo, onde trocamos o nosso voto por empregos e outros.

    DANIELA TORRES 3º03 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ao decorrer da república velha, o coronelismo teve seu grande auge, era o sistema onde o que prevalecia era o poder e a força dos coronéis, estes viam-se como donos de seus empregados e daí ordenavam o que estes tinha que fazer. O que mais se via era o voto de cabresto onde os indivíduos não sabiam nem em quem estavam votando, portanto o coronelismo de antigamente deu espaço a "LIBERDADE DE EXPRESSÃO" e o voto livre, mas com isso abrem-se vários quesitos e indignações, as pessoas quando estão do lado de um governante têm medo de votar em outro candidato, isso com medo das circunstancias futuras. O coronelismo apenas mudou de face e de condutores.

    ANGELA 3ª03 VESPERTINO IEMS

    ResponderExcluir
  29. Por meio do coronelismo surgi o voto de cabresto onde os eleitores eram tidos como animais, com isso os eleitores muitas vezes nem faziam idéia em quem estavam votando, muitos não sabiam nem o que realmente queria dizer a palavra voto e titulo, com isso os coronéis sempre no poder ofereciam-lhes algumas míseras estes sem muitos estudos agradavam-se com isso e aceitavam. Hoje as pessoas são induzidas pelo poder executivo que oferecem mundos e fundos e nada cumprem os coronéis de hoje em dia são todos esses que tentam nos iludir e nos enganar. Estamos em patamá em que já sabemos absolutamente o que queremos e devemos fazer, mas mesmo assim os "coronéis" da atualidade ainda querem nos fazer de ANIMAIS e querem nos impulsionar a mesma hipocrisia de antigamente, trocar nosso voto por mesmices que se vão com os dias.

    Fábio 3°03 VESPERTINO IEMS

    ResponderExcluir
  30. Somos alienados pelo governo e com isso muitas vezes não damos valor ao nosso voto e só pensamos em receber algo em troca, isso era muito comum na epoca do CORONELISMO, onde os coronéis mandavam em seus empregados.

    Carlos 3º03 VESPERTINO IEMS

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. A atual e a antiga republica são bem parecidas pois estes "OS GOVERNANTES", fazem de tudo para que possam está no poder. E sempre fazem com que os mais fracos fiquem dependentes deles, o famoso voto de cabresto é bem presente quando nos fixamos a interesses financeiros e burocráticos e esquecemos da cidadania, do que a diante trocarmos nosso voto por dinheiro que se acaba, e depois como podemos cobrar nossos direitos!?

    ROSIMARIA 3º 03 VESPERTINO IEMS

    ResponderExcluir
  33. Sabemos que durante a república velha foi um periodo onde que o pobre e o empregado não tinham "DIREITOS", pois esses eram comandados pelos coroneis, na verdade os empregados não sabiam nem o valor do verdadeiro voto, pois eles não tinham a liberdade do voto livre. Durante o periodo da republica velha viam-se muitas corrupções e maus tratos com os cidadão.

    MARILIA 3º03 VESPERTINO IEMS

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. No inicio da república no Brasil a politica era comandada pelos coronéis.onde o voto era de cabresto ,no periodo dos coronelismo ,por exemplo as figuras do coroneis,era uma figura sublime,onde o que importava pra eles era opoder de assumir .antigamente leitor era obrigado avoltar pelos patrões sem nem saberem em quem estava votando.sabemos que a politica hoje é´repleta de corrupiçãõ,onde todos são manipulados .onde vivemos em uma sociedade mal dominada.
    gilvania 3º3 vespertino IEMS.

    ResponderExcluir
  36. conhecemos que a repúlblica velha foi um periodo em que sofreu constantes mudanças pois naquele tempo o voto era aberto para todos onde os coroneis obrigavam seus empregados votarem em determinado candidato e hoje em dia e muito diferente pois o voto e prioridade privada do determinado individuo onde as pessoas nao sabem em quem os outros votaram onde os coroneis nem importavam as opiniões de seus eleitores eles so queriam que fossem ate a urna junto com eles e votassem em quem eles quisessem os coroneis nem ligavam para o direito do voto facultativo. A repúlblica atual esta
    em médio porte pois hoje vivemos em uma sociedade onde os direitos sao iguais mas infelizmente as vezes falha mas esta o melhor possivel do que a da repúlblica velha. alunos= sebastião,vanilde,pauliana,josé 3ano2 vespertino iems

    ResponderExcluir
  37. A relação das fotos com a republica atual, é bem significativa pois as fotos mostram meio de fazerem as pessoas votarem mesmo aquelas que estão mortas, vivas, e as que acabam sendo influenciadas por algum motivo como e exemplo do bolsa familia que o governo criou dizendo que era para ajudar a população, para um brasil melhor ,mas na verdade é apenas um jeito de influenciar os eleitores de que estão votando num governo liberal e melhor para sua nação, sabemos que isso vem de anos e decadas que isso acontece des dos tempos da velha republica ou bem mais antes disso, o voto de cabresto,os defuntos votam para escolher os seus governantes, e o programas que eles passam a criar para fazer com que os eleitores passem a votar neles. Mas se todas as pessoas tivesse a conciencia de saber escolher e se impor por meio de querer um pais melhor o brasil não teria os mesmo costumes de quando o brasil era uma republica onde quem tem poder manda e se onde nos povos e nações saberiam ter sua republica mais liberal e democrativa .
    Alunos : Itageany,Crisnaide,Hesley
    3"1 mat
    CEDLEM.

    ResponderExcluir
  38. a republica velha e so uma forma atrasada de politica q conhecemos hoje onde as pessoas praticamente nao sabe em quem estao votando apenas votam por influencias o que ocorria muito na republica velha onde infelismente vivemos numa sociedade de politicos corruptos q demorara muito de parar de sugar os cofres publicos gustavo jose luis joilsom adailsom

    ResponderExcluir
  39. A atual e velha república tratava os eleitores no cabresto o povo votava por obrigação dos patrões ate quem já tinho morrido eles dava o jeito que os mortos votacem que o familia o povo ficaram como marionetes.
    todos nos temos o direitos de votarem em quem quiser por sua própria vontade não obrigados ,todos devemos votar em quem quiser.
    3°1 ANTONIO,ADAILSOM CEDLEM

    ResponderExcluir
  40. A charge nos mostra pessoas que, "forçadas" pelas autoridades votavam, quase sempre por algo em troca. Emprego, dinheiro, eram beneficios que essas pessoas ganhavam por votar em quem eles queriam. A relação com os dias atuais é que a corrupção não se acaba. Votos são comprados; os politicos oferecem recursos, e o eleitor, na maioria das vezes, sempre age de acordo com tal corrupção. Banalizam o direito do cidadão, de poder votar sem nenhum favor em troca.

    Yasmin Lira e Milca Manoela
    CEDLEM
    3º 01 - Matutino

    ResponderExcluir
  41. Na República Velha as pessoas mentiam pois, votavam por pessoas que ja haviam morrido era na verdade uma grande mentira. Ja os coronéis obrigavam as pessoas a votarem, levavam-os ate a urna e ficavam de olhos bem abertos esperando os pobres coitados a colocarem seus votos. E hoje nao e diferente as pessoas se sentem obrigadas a votarem so por causa de um certo beneficio.

    Maria da Mota e Joelma Andrade. 3ª2 vespertino.

    ResponderExcluir
  42. Na República velha os coronéis praticamente obrigava as pessoas a votarem e também votavam com título de eleitores que já haviam falecido.Na República atual as pessoas votam pra manter algum beneficio sendo assim de uma certa forma uma desvalorização do seu voto.

    Ana Carla e Girlane
    IEMS
    3° 02- Vespertino

    ResponderExcluir
  43. a nossa repulblica velha e conhecida, antigamente somente os eleitores pelos seus coroneis e eram obrigados a darsua opniao agregada pelos seus patroes
    a primeira charge retrata o coronel nao dando liganca para seus eleitores apenas ligavam para a opniao deles poi diziam apenas para o seu voto e a 3 charge retrata a nova repulblica com os beneficios que prevalesse na nossa sociedade hoje os direitos sao quase iguais. na nossa sociedade existe muitas pessoas com falta de emprego,pois com essas verbas minimas ,faz com o que as pessoas se encomodem.No entanto verbas como o bolsa familia entre outras so faz com que as pessoas procurarem o mercado de emprego, com isso cocluimos que a republica evoluiu e esta diferente da passada. genivaldo 3ano 2 vespertino

    ResponderExcluir
  44. No mundo capitalista as pessoas perderão a vontade de der exercer seu papel de cidadão,por causa do governo que obriga na maioria das vezes pessoas votarem, em troca de coisas que são nossas por direito, mais na maioria das vezes somos leigo a tal assunto,temos direito a saneamento basico, segurança, saude, educação, infra estrutura...

    Rafael, Gean,Ninho
    3"1 mat cedlem

    ResponderExcluir
  45. A republica velha que era comandada por coroneis
    o voto era de cabresto, ou seja as pessoas eram forçadas a votar em quem eles mandavam.
    Só que na atualidade não mudou muita coisa, a maioria das pessoas votam por influencias
    e interesses financeiros , votam em troca de outras coisas como trabalho, dinheiro etc.
    as charges nos mostram claramente a corrupção prevalece de tempos em tempos.


    ALUNOS= ANDRESSA E IRNIVISSON
    3º - 01
    CEDLEM

    ResponderExcluir
  46. a nossa antiga república era muito privada e hoje em dia nao antes os eleitores nao tinham privacidade com seus votos e hoje em dia eles tem o direitos de votarem em quem quizerem muito diferente da antiga republica onde seus eleitores não tinham o direito de expor seu voto.
    alunas=Maria Tania e Eliete 3ano2 vespertino iems

    ResponderExcluir
  47. A republica hoje é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes,é normalmente realizada através do voto livre e secreto,mas muitas vezes essa forma não é realizada,por corrupçãocomo mostra na charge pessoas que representam os seus candidatos oferecem a bolsa familia em troca de seu voto.Antes a republica velha era na verdade uma monarquia,os coronéis obrigavam as pessoas a votarem neles ou em seus candidatos escolhidos,uma ditadura.

    Alunas:Andréia,susane e josane
    3º02 matutino
    CEDLEM

    ResponderExcluir
  48. A republica hoje é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes,é normalmente realizada através do voto livre e secreto,mas muitas vezes essa forma não é realizada,por corrupçãocomo mostra na charge pessoas que representam os seus candidatos oferecem a bolsa familia em troca de seu voto.Antes a republica velha era na verdade uma monarquia,os coronéis obrigavam as pessoas a votarem neles ou em seus candidatos escolhidos,uma ditadura.

    Alunas:Andréia,susane e josane
    3º02 matutino
    CEDLEM

    ResponderExcluir
  49. onde está a problematização dessas chrges?

    ResponderExcluir
  50. geral tem que morrer....todo mundo principalmente vocês....seus cuzões....vão se fuder junto com td mundo....eu Aisten e Newton vamos matar geral...aki é Hitler vão se fuder...e um slve pra alemãozada

    ResponderExcluir