O século das guerras foi palco de fascistas, nazistas, intervenções militares dos EUA na América latina e no Caribe, Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguaí, Guerra civil na China, invasão italiana na Etíopia, Guerra Civil espanhola, Guerra francesa na Indochina, Vietnã, Timor Leste,Iraque,Irã, massacres na ex-Iugoslávia...e tantas outras.
Os refugiados e exilados são calculadosem cerca de 40 milhões, foi o século que homens mais mataram homens, em que uma das atividades mais lucrativas e em expansão, do começo ao fim do século, foi a indústria bélica.
Fazer a guerra passou a ser instrumento de afirmação da hegemonia, de força política,mais ainda quando, ao lado da superioridade militar, se detém o controle dos grandes meios de comunicação. Faz-se a guerra e se dá a versão da guerra.
O pior século da história da humanidade, concerteza!
ResponderExcluirSofrimento, angustia, solidão, massacre, e quantos mais substantivos ou adjetivos pra explicar o que tantos passaram. É lamentável, triste ver que isso realmente aconteceu. Lamentável não, catastrófico.
Tantas guerras, tantos massacres, tanta VIDAS "jogadas" fora, como se fossem sacos de lixo. Amenizar a dor dos parentes ou entes queridos das pessoas que perderam seus parente num século horrível, é pouco. Não há cura, não remédio. Há mesmo revolta, sofrimento, tristeza...
Emicleiton Duarte!
Pensar no homem como ser racional, imagem do Criador e conciliar, com isso, a matança ge-
ResponderExcluirneralizada, a brutalidade, bestialidade, pra
zer em matar, é tarefa, praticamente, impossível.
João Carlos Pavanelli.
Não mencionar o comunismo é erro gravissimo, já que milhões de mortes foram causas diretas deles.
ResponderExcluir