Você passou por aqui!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O século das guerras!

        Mais de 111 milhoes de pessoas morreram somente em guerras no século XX, que começa e termina com guerras. Os Estados Unidos, Russia, Alemanha, Grã-Bretanha e França são alguns paises que lucraram significativamente com a industria bélica. Os maiores produtores e fornecedores de armas, são também os principais protagonistas dos conflitos que mais mataram. Primeira e Segunda Guerra. Mas foi o século da Guerra dos Bôeres em 1902 na África do Sul que matou mais de 100 mil pessoas, foi o século da guerra dos Boxers na China, das guerras russo-japonesas, repressão a Revolução Russa em 1917, foi o século do genocidio dos armenios na Turquia, juntas mataram mais de 2 milhões de pessoas .
           O século das guerras foi palco de fascistas, nazistas, intervenções militares dos EUA na América latina e no Caribe, Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguaí, Guerra civil na China, invasão italiana na Etíopia, Guerra Civil espanhola, Guerra francesa na Indochina, Vietnã, Timor Leste,Iraque,Irã, massacres na ex-Iugoslávia...e tantas outras.
           Os refugiados e exilados são calculadosem cerca de 40 milhões, foi o século que homens mais mataram homens, em que uma das atividades mais lucrativas e em expansão, do começo ao fim do século, foi a indústria bélica.
            Fazer a guerra passou a ser instrumento de afirmação da hegemonia, de força política,mais ainda quando, ao lado da superioridade militar, se detém o controle dos grandes meios de comunicação. Faz-se a guerra e se dá a versão da guerra.












            E as imagens comprovam...
       

3 comentários:

  1. O pior século da história da humanidade, concerteza!
    Sofrimento, angustia, solidão, massacre, e quantos mais substantivos ou adjetivos pra explicar o que tantos passaram. É lamentável, triste ver que isso realmente aconteceu. Lamentável não, catastrófico.
    Tantas guerras, tantos massacres, tanta VIDAS "jogadas" fora, como se fossem sacos de lixo. Amenizar a dor dos parentes ou entes queridos das pessoas que perderam seus parente num século horrível, é pouco. Não há cura, não remédio. Há mesmo revolta, sofrimento, tristeza...

    Emicleiton Duarte!

    ResponderExcluir
  2. Pensar no homem como ser racional, imagem do Criador e conciliar, com isso, a matança ge-
    neralizada, a brutalidade, bestialidade, pra
    zer em matar, é tarefa, praticamente, impossível.
    João Carlos Pavanelli.

    ResponderExcluir
  3. Não mencionar o comunismo é erro gravissimo, já que milhões de mortes foram causas diretas deles.

    ResponderExcluir