Você passou por aqui!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Velha e atual República!


E ai meus anjos do 3º ano sabemos que a nossa República nasce privada e cheia de particularidades, analisem as charges e façam uma relação com a atualidade!

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Revolta da Chibata - Alunos do 3º ano Formação Geral - CEDLEM

http://www.4shared.com/file/IjmORTFs/Revolta_da_Chibata.html

A Revolta da CHIBATA!

    Movimento liderado por João Candido Felisberto em novembro de 1910. Os marinheiros de baixa patente levavam uma vida de parcos salários, exaustivas jornadas de trabalho e castigos corporais por desobediencia ao regulamento da marinha. Uma penalidade abolida na lei, desde a Proclamação da República, mas na prática continuava. Os marinheiros em sua maioria negros e mestiços que na maioria das vezes eram recrutados a força e pressionados pela familia a ingressar nas forças armadas, eram os mais castigados.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Iluminismo!

       Movimento de renovação filosófica e intelectual que atingiu sua maturidade e maior expressão no século XVIII. Tinha como fundamentos a crença inabalável na razão e a ideia de que o progresso do homem pode ser infinito desde que o espírito humano se liberte das crenças e superstições. A busca de uma nova concepção do mundo, essencialmente racionalista e baseada na existência das leis naturais que regem a dinâmica do Universo .
       Claro meu povo, que tudo isso estava vinculado à chamada Revolução Científica do século XVII, que se apoiavam nas concepções de Galileu, Newton, Descartes entre outros caras que analisaram, observaram, experimentaram e praticaram o conhecimento de uma forma a conceber o mundo por um novo ângulo, vários ângulos.
        Já disse Hobsbawm : Libertar o individuo das algemas que o agrilhoavam era o seu principal objetivo, a liberdade, a igualdade, e em seguida a fraternidade de todos os homens eram seus slogans.
        Há quem levante algumas questões sobre o papel dos ideais iluministas na Revolução Francesa, como Jaques Solé, que argumenta sobre o poder aquisitivo e intelectual da população francesa que liam mais os livros pios, do que os dos filósofos, o cara afirma que a nobreza esclarecida era o único grupo da população capaz de compreender e patrocinar a filosofia das Luzes. A maioria dos temas das Luzes pouco tinha haver com os problemas concretos das pessoas simples que permaneciam mais sensíveis à influencia da Religião Católica.
        Certo é que pensamentos que valorizavam a razão e desprezavam as práticas absolutistas  de monarcas que junto com Igrejas Católicas ou não usurparam por séculos todos as óticas de LIBERDADE, foram fragmentando até ruirem por completo, ou quase.

E ai povo do 2 ano lembrem o que trabalhamos em sala de aula e mandem ver nos comentários sobre o Iluminismo e sua importância para a sociedade da época. Cheiro!